Adorei! Matéria de Elemara Duarte - Hoje em Dia


Por meio dos pés – e da força de vida que carrega – , a designer gráfica e escritora Priscila de Toledo Fonseca consegue conversar com seus amigos, estudar, trabalhar, fazer compras com o cartão de crédito, escrever e, ainda por cima, ilustrar. E é a partir destas duas últimas habilidades citadas que a jovem, mesmo com as sequelas de uma paralisia cerebral, que a acompanha desde os seis meses de vida, mostra impressas no livro de poemas
 
“Pensamentos Para o Vento” (84 páginas, Frente Verso Editora, R$ 35), que será lançado neste sábado (13), no Balaio de Gato, na capital mineira.
 
Mesmo com as limitações, a brasiliense (radicada em Belo Horizonte), de apenas 29 anos, consegue fazer todas estas atividades por meio do computador – mas com o teclado sob os pés. É Priscila quem faz quase tudo na publicação. Aliás, o próprio layout de “Pensamentos Para o Vento” também foi criado por ela. Parte do conhecimento para isso ela buscou e conseguiu. Neste ano, Priscila formou-se na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), mais precisamente, em Design Gráfico.
 
Em vez de um livro tradicional, com a dobra na vertical, o lançamento tem o formato de bloco de anotações – com a dobra na horizontal. A impressão é que Priscila deseja mostrar ao leitor um objeto pessoal, com um texto sem censuras, visceral, no qual aborda temas que vão do desejo de liberdade à exaltação da alegria mais pura.
 
No poema “Por Favor!”, um dos mais densos do livro, ela pede: “Liberte-me./ Me deixe passar./ Não tenho acesso./ Tire a barreira do caminho./ Posso ajudar, posso fazer muito por esse mundo./ Tenho sonhos./ Quero viver”. Já em “Carne”, o leitor se depara com um desabafo: “Desejo carne./ Desejo ser beijada./ Desejo... Oh! Como desejo!”
 
Leitora dos textos e poemas produzidos por gente do naipe de Clarice Lispector, Pablo Neruda, Machado de Assis e Manoel de Barros, Priscila diz que o livro é o primeiro da coleção “Sentimentos”. O projeto dela vai trazer, em breve, a reedição do primeiro título que Priscila publicou: “Poemas Dedicados aos Amigos”, de 2005.
 
E a jovem artista trabalha sem parar... Acompanhada por uma boneca Barbie “cadeirante” sobre a mesa, que alguém trouxe para ela dos Estados Unidos, Priscila domina um bom “Apple” – afinal, ela já é uma designer profissional e não pode se valer de equipamento inferior. “E ela tem dois”, observa a mãe, a enfermeira Geralda Toledo.
 
“Agora quero achar o meu caminho como designer”, diz Priscila, que, tempos atrás, desenhava com lápis de grafite entre os dedos dos pés. Após uma hérnia de disco, essa habilidade ficou comprometida, e a moça passou a usar o mouse Magic Trackpad.
 
Priscila acalenta o sonho de ir para a Itália, onde o design tem uma das mais importantes escolas. Mas a vida de escritora não será colocada de lado. Um livro de contos e memórias está em seus planejamentos. “Sou uma mulher como qualquer outra, apenas sigo no caminho dos meus sonhos”.
 
“Pensamentos para o Vento”, de Priscila de Toledo Fonseca
Neste sábado (13), a partir das 12 horas, no Balaio de Gato (rua Opala, 55, dentro do Mercado Distrital do Cruzeiro)
Informações: www.feitocomospes.com.br ou pelo telefone (31) 9792-1814.

No Hoje em Dia